Enterprise Mode no Internet Explorer 11


Olá pessoal,

No que diz respeito a compatibilidade de sites, a Microsoft possui uma ferramenta não ativada por padrão no Internet Explorer 11, mas auxilia para sites e sistemas desenvolvido com códigos mais antigos ou a utilização de ActiveX legados. Caso muito comum em sites de bancos pois é necessário uma homologação de todo um ambiente com as novas tecnologias atuais, e isso pode demorar. Ativando o Enterprise Mode no Internet Explorer teremos mais facilidade para gerenciarmos os sites que precisaremos navegar de modo compatível com versões como IE7, IE8.

Para ativarmos primeiro devemos fazer o download da ferramenta Enterprise Mode Site List Manager no link http://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=42501

enterpreise_mode

Após instalação, entre no aplicativo e configure os sites incompativeis com o navegador Internet Explorer 11. Neste caso usaremos como exemplo fictício o site do MSN Brasil.

enterprisemode_install1 enterprisemode_install2 enterprisemode_install3

Iremos navegar no site msn.com.br com emulação para o Internet Explorer 7 para esse exemplo.

Após cadastrar o site e validar, ele pede para adicionar também o link redirecionado msn.com.br/pt-br. Aceite e continue.

Nesse momento voce pode criar uma lista de sites que voce precisa que seu ambiente use versões legadas de navegadores para compatibilidade do mesmo.

enterprisemode_install3

Depois de definirmos todos nossos endereços de nossos aplicativos web no qual precisamos de emulação. É hora de permitir que os clientes utilizem o modo Enterprise Mode em seu navegador IE11. Para isso devemos habilitar uma GPO para termos a opção Enterprise Mode ativa no Internet Explorer. Nesse caso abriremos o Local Group Policy Editor (gpedit.msc) em iniciar > executar > digite:gpedit.msc <enter> ou combinação de teclas “Windows Key + R“.

Navegue até USER CONFIGURATION >ADMINISTRATIVE TEMPLATES > WINDOWS COMPONENTS > INTERNET EXPLORER. Procure a opção “Let users turn on and use Enterprise Mode from the Tools menu“, e ative esta política.

gpo2

Abrirá também um campo para definirmos um endereço de arquivo XML com lista de todos os sites que precisaremos de compatibilidade. Neste caso, não utilizaremos pois iremos trabalhar apenas em laboratório para um usuário apenas, mas para um ambiente corporativo, será mais óbvio criar uma lista ao invés de fazermos esta configuração em cada cliente.

gpo1

Após ativarmos esta opção, rodamos um gpupdate /force para aplicarmos as mudanças da política.

Vamos ao teste final do laboratório!

Primeiro entre no IE11 no site msn.com.br e verifique o site e seu layout.

site_msn1

Veifique agora que no menu Tools aparece a opção Enterprise Mode. Ative esta opção e veja que o site alerará o layout se adequando as compatibilidades apontadas para IE7.

Entre no Site msn.com.br no IE11 e verifique o seu layout e disposicao de fontes e figuras.

site_msn2

 

enterprise_mode_icone

Percebam que o layout do site MSN se adequa de acordo com a compatibilidade do navegador e utilizando a emulação para IE 7 é notório visivelmente as mudanças.

Abraços e até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s