Artigo: Segurança no Internet Explorer


Olá pessoal,
Com as atualizações dos sistemas operacionais da Microsoft, os navegadores também se destacam para se manterem adequados a nova geração de modern-web a como o novo navegador Edge para o Windows 10. Porém, para fins corporativos, neste momento, utilizamos o Internet Explorer por inúmeros motivos que levam em conta a segurança. Apesar de muitos criticarem o desempenho do Internet Explorer, o IE é sem dúvida o mais seguro site para fins corporativos. Dados do NSS Labs comprovam este fato.

1
99,9% de security compliance no Internet Explorer em ataques de “socially engineered malware” 

Download report NSS Labs
https://www.nsslabs.com/sites/default/files/public-report/files/Browser%20Security%20Comparative%20Analysis%20-%20Socially%20Engineered%20Malware.pdf

Passamos boa parte de nosso tempo navegando/trabalhando na internet. Precisamos dar foco ao navegador que utilizamos pois ele é literalmente a nossa porta de entrada para o mundo a fora. A atenção aos componentes de segurança do navegador, quaisquer que sejam, é necessária. O desenvolvimento do Internet Explorer não é apenas relacionado ao foco de experiência de navegação do usuário, mas leva muito em conta a segurança e integridade do sistema.


Versões do IE. Navegador corporativo.

Por esse motivo talvez, browsers diversos estejam um pouco melhores relacionados no quesito velocidade de navegação, mas, pesando pelos prós de cada navegador, o IE ainda se destaca pela grande variedade de opções não somente de segurança, mas de compatibilidade com aplicações Web como HTML5, CSS3 e WebGL e ter o foco em ser um browser realmente corporativo. Um browser que te dá a credibilidade e confiança de sempre estar de acordo com o seu ambiente podendo ainda aplicar GPOs de configuração específicas e/ou personalização. As vezes passamos despercebidos e nem lembramos que precisamos de segurança mesmo nessa camada de navegação, pois utilizamos o browser “apenas para navegar” sem se preocupar com o conteúdo malicioso que poderemos encontrar mesmo que não intencional.

É importante salientar que o Internet Explorer não é apenas um navegador, e sim, ele faz parte do sistema operacional Windows, portanto atualizações em referência ao navegador IE, referem-se intrinsecamente a segurança do próprio sistema operacional e não é tratado como um caso à parte. Salvo sistemas somente “Core” sem ambiente gráfico. 🙂

ie_update
É possível ver as atualizações em referência ao IE sendo como Atualizações do próprio S. O. Windows

Quais as ferramentas de segurança disponíveis no Internet Explorer?

Aqui algumas opções incluídas no Internet Explorer. Encorajo a todos darem uma pequena estudada em cada opção, pois é possivel que uma destas opções possa te atender sem precisar recorrer a ferramentas de terceiros.

Smart Screen Filter

O Filtro SmartScreen ajuda a identificar sites de phishing e malware relatados e ajuda você a tomar decisões bem fundamentadas sobre downloads. O SmartScreen ajuda a protegê-lo de três maneiras:
• Enquanto você navega pela Web, ele analisa as páginas e determina se elas apresentam características que possam ser consideradas suspeitas. Se encontrar páginas suspeitas, o SmartScreen exibirá uma página de aviso, dando a você a oportunidade de enviar comentários e sugerindo que você prossiga com cautela.
• O SmartScreen verifica os sites visitados e os compara com uma lista dinâmica de sites de phishing e sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o SmartScreen exibirá um aviso notificando que o site foi bloqueado para a sua segurança.
• O SmartScreen verifica os arquivos baixados da Web e os compara com uma lista de sites de softwares mal-intencionados relatados e programas conhecidos como não seguros. Se encontrar uma correspondência, o SmartScreen o avisará que o download foi bloqueado para a sua segurança. O SmartScreen também verifica os arquivos baixados comparando-os com uma lista de arquivos conhecidos e baixados por muitas pessoas que usam o Internet Explorer. Se o arquivo que você estiver baixando não constar dessa lista, o SmartScreen o avisará.

Do not Track

Envia uma solicitação Do Not Track aos sites que você visita e a terceiros cujo conteúdo está hospedado nesses sites para informar a eles que você prefere não ser rastreado.

Localização

O Internet Explorer avisará quando um site quiser usar sua localização. Essa opção permite monitorar quais sites estão requerendo informações geográficas e de acordo com a finalidade, você pode permitir ou negar esta informação.

In-Private

Quando você usar a Navegação InPrivate, algumas informações, como senhas, histórico de pesquisa e histórico de página, serão excluídas quando você fechar a guia.

Tracking Protection

É a opção que mais se assemelha ao famoso plug-in Ad-Block Plus, utilizando os mesmos servidores da ferramenta tão conhecida para outros navegadores. Com certeza é uma alternativa que vai atender as necessidades de privacidade e propagandas desnecessárias.

Para melhor uso e experiência e auxilio a utilização de todos componentes de segurança e otimização do Internet Explorer visite www.iegallery.com e baixe todos componentes de segurança.
Este foi um artigo para alertar os usuários que temos um navegador poderoso em nosso ambiente e só precisamos dar mais atenção às suas ferramentas. Até mais num próximo post sobre dicas sobre segurança.

fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/use-smartscreen-filter?ocid=IE10_phishing_first#ie=ie-11
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s